domingo, 3 de julho de 2011

I CONCURSO DE POESIA AUTORES S/A

TOP 15 - HAICAI



Passei a semana elaborando os hacais. Uma experiência interessante e até divertida. Um aprendizado. É bom conhecer novas formas, mesmo não sendo o nosso estilo. O concurso exigiu haicai tradicional japonês, 3 versos de 3-5-3 sílabas. Procurei usar palavras curtas,  poucas vogais átonas, já que não tenho muita experiência em métrica. Quanto mais eu elaborava, mais fugia do conceito de haicai, que é uma sensação, uma impressão, um olhar do olhar. Quanto mais simples, melhor. Segundo os jurados, a métrica do meu haicai ficou certa, mas faltou poesia. Continuo achando que a busca pela técnica empobrece a verve, a poesia. Pelo menos, é o que acontece comigo.
O maior aprendizado que tirei deste top, foi que devo procurar sintetizar em minhas poesias. Ter concisão e usar as palavras mais sugestivas e o menos palavras possíveis, para expressar muitas ideias, fazendo haicai ou outra forma de poema. Percebi, também, que nem tudo que Millôr Fernandes e Paulo Leminsk fazem é haicai. Eles fazem muito poeminhas de três versos, seria um haicai abrasileirado. Até estou gostando de fazer haicais. É um exercício mental, que pode prevenir muitas doenças cerebrais.
Tem um vídeo muito bonito no blog, com trechos dos poemas do TOP 17. Acessem e assistam: http://autoressa.blogspot.com/2011/07/comentarios-notas-e-anuncio-do-campo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. DEIXE SEU COMENTÁRIO E SEU E-MAIL PARA CONTACTO.