sexta-feira, 28 de maio de 2010

PALHAÇOS, BEM-VINDOS AO CIRCO!



Vamos pintar o rosto de cores rubras, quanto mais fortes, melhor. Isso, coloquemos o narizinho vermelho de palhaço. Que palhacinhos obedientes somos nós! Nossa sujeição é cômica, só faltam mesmo os acessórios, para irmos às urnas, no próximo domingo.
Cumprimos o dever de cidadãos, comparecemos às urnas, em 2008 e votamos para Prefeito de Ipatinga. Agora, temos que repetir tudo, como se culpados fôssemos dos erros alheios. Então, nossos votos não tiveram valor? E o tempo que perdemos? E os créditos que demos aos programas e promessas dos nossos candidatos eleitos? Certamente, não são merecedores das nossas nobres expectativas. Estão zombando da nossa disponibilidade e da nossa boa fé de cidadãos, nos obrigando a votar novamente. Usam a Constituição para forçar o povo a votar, sendo que esse ato já foi cumprido. A Justiça não poderia ter permitido candidatos com processos em andamento, concorrerem às eleições. Tampouco, ter acatado inúmeros recursos de candidatos impugnados e inelegíveis. Duas eleições em um mesmo ano é muito cansativo e sai muito caro para os cofres públicos.
Como palhaços, assistimos às truculências dos tais candidatos. Ninguém quer renunciar a nada, abdicar-se de nada, em benefício da cidade, que permanece estagnada há quase dois anos. Todos dizem querer bem a Ipatinga, trabalhar pelo seu progresso. Pura falácia! Visam os seus próprios interesses, pelo dinheiro e muito pelo poder de estarem à frente da Prefeitura de uma cidade próspera. É a gama do poder, da vaidade. Se pensassem mesmo na cidade, não teriam recorrido tantas vezes, reivindicando os cargos. Acatariam às decisões da justiça, pela ordem e progresso de nossa terra.
Como palhaços, temos que suportar as campanhas políticas extemporâneas, com difamações e calúnias de ambos. Não apresentam projetos, plataformas de governo, somente coalizões esdrúxulas, que anos atrás, não imaginávamos possíveis. Abrindo a caixa de correio, nos deparamos com os panfletos de conteúdos vazios e caluniosos. Todos têm a cauda presa, parece até que algum se salva, nesse nessa lama de gusa.
O mundo todo assiste ao circo ipatinguense. Via internet, as notícias correm... As intrigas estão na rede. E os palhaços vão, em pleno domingo cumprir o já cumprido, eleger um novo prefeito, cuja posse é duvidosa. E se empossado, governará, até que um novo outro recurso, o impugnará. E vamos nós, para a cirandinha...
Considero a política essencial para a sociedade organizada. O voto é um direito que prezamos e exercemos com dignidade e boa vontade. Só não quero compartilhar com essa muvuca eleitoral e não concordo com a obrigatoriedade e o vexame que impõem aos cidadãos ipatinguenses.
Domingo próximo, narizinhos vermelhos e títulos à mão, bem-vindos ao circo, eleitores palhaços!

2 comentários:

  1. Olá Dora, sou escritora e estou organizando a antologia de contos infanto-juvenis," Deixa eu te contar?", se quiser o regulamento te mando por email, meu email escritora@izabellevalladares.com.br, este também é meu msn, sou ativista cultural e trabalho para o Intercâmbio Internacional Pontes culturais, um projeto que auxilia escritores á publicarem no exterior, lança concursos junto com editoras e envia trabalhos.
    Este projeto está lançando um livro para a feira de Frankfurt, que custará apenas R$25,00 por texto selecionado, serão 100 textos, e todos podem participar, mesmo não tendo publicado antes, pegue informações de como se inscrever no intercâmbio, vale muito á pena, meu livro A cúpula das vaidades, foi publicado no Chile através deste projeto.Li seu conto no livro da Belacop, na minha opinião o melhor, o meu Deus visita o sertão também está nesta obra, o primeiro conto que escrevi..Um abraço!
    Saudações literárias!

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. DEIXE SEU COMENTÁRIO E SEU E-MAIL PARA CONTACTO.